O Projeto vai ao encontro das propostas educativas do colégio que é promover uma educação saudável, consciente e integral, é uma educação diferenciada que visa além da constante busca do saber, do conhecimento e dos valores, a preparação para a vida, e que não se restringe apenas a conteúdos aplicados em sala de aula, pois vai além da recepção de conhecimentos.
Despertar a curiosidade científica, junto com seu rigor metodológico e imperativo é fundamental para o despertar crítico e analítico de nossos estudantes. Mas, para que não se caia num cientificismo sem fundamento não se pode, de maneira alguma, negligenciar os valores e o humanismo presente na educação religiosa e inerente no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que caracteriza nossa metodologia pedagógica.
Promover crianças e jovens mais conscientes, solidários e críticos, é o que tem pretendido este projeto, fazendo com que possam aplicar as experiências que foram vivenciadas neste trabalho, através da prática, em ações de pesquisa, novas experiências, integração e ações de solidariedade e caridade, de forma que tenham mais compromisso e responsabilidade perante os desafios e impactos da vida, tornando-se jovens com mais senso crítico e de bons valores, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, sadia e fraterna.
A campanha da fraternidade de 2014 traz como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, cujo lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. A conduta ética busca, acima de tudo, a felicidade. Mas, como garantir a felicidade num contexto de escravidão e exploração? A bioética surge como a reflexão da vida, por isso, ética da vida. Tudo que diz respeito à dignidade humana e à boa conduta do indivíduo em relação à vida, é objeto de estudo da bioética, então o objetivo geral do trabalho é identificar as práticas do tráfico humano e as suas várias formas, como o trabalho escravo, a exploração do trabalho infantil, a exploração sexual, o tráfico humano e o tráfico de órgãos, de forma que os nossos jovens percebam as problemáticas sociais, se sensibilizem e se conscientizem sobre a violação da dignidade e da liberdade humanas, sobre a importância de denunciar, e a boa vontade de cada um de mudar essa situação para erradicar este grande mal.
Fotos do Evento:
http://www.corumba.com.br/corumbaladas_135/santateresa_2410/index.html
http://www.corumba.com.br/corumbaladas_135/santateresa_2410/index2.html