Inep divulga a cartilha de redação do Enem 2019

Enem 2019: veja a cartilha da redação divulgada pelo Inep

redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf

A dez dias do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a 'Cartilha da Redação', uma publicação já tradicional na qual os aplicadores do exame mostram quais são os critérios da correção da prova de redação.

Neste ano, o documento é muito semelhante ao do Enem 2018. As novas regras que determinam a nota zero automática continuam as mesmas – mais uma vez, ficou de fora a regra que previa nota zero caso o estudante desrespeite os direitos humanos na prova. No entanto, caso a proposta de intervenção da redação tenha alguma sugestão ferindo os direitos humanos, o candidato não terá chance de tirar nota mil (clique para ler mais).

 

Cinco competências da redação do Enem

 

 

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

 

 

Como é definida a nota da redação do Enem?

 

 

  1. Cada uma das cinco competências acima pode render ao candidato uma nota parcial entre 0 e 200;
  2. A nota da correção é a soma das notas parciais de cada competência: o máximo, portanto, é 1.000;
  3. Cada prova é avaliada por dois corretores, que não conhecem a nota um do outro;
  4. Caso haja discrepância nas duas notas, um terceiro corretor avaliar a prova;
  5. As discrepâncias podem ser uma diferença de pelo menos 100 pontos entre as duas notas, ou de pelo menos 80 pontos nas notas parciais de qualquer uma das competência;
  6. nota final de cada candidato representa a média aritmética das duas notas (caso a prova seja corrigida por duas pessoas), ou da média aritmética das duas notas mais próximas (caso a prova passe por um terceiro corretor).

 

 

Dicas do Inep para ir bem na redação

 

A cartilha também incluir dicas dos especialistas do Inep para os candidatos garantirem notas altas em cada uma das cinco competências. Leia abaixo:

 

COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa

 

Para mostrar aos corretores que você domina a escrita formal do português, é preciso ficar atento aos seguintes aspectos:

 

  • Convenções da escrita: acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica (translineação).
  • Gramaticais: regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
  • Escolha de registro: adequação à modalidade escrita formal, isto é, ausência de uso de registro informal e/ou de marcas de oralidade.
  • Escolha vocabular: emprego de vocabulário preciso, o que significa que as palavras selecionadas são usadas em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto em que aparecem.

 

 

COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

 

 

  • Leia com atenção a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo solicitado.
  • Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque elas foram apresentadas apenas para despertar uma reflexão sobre o tema.
  • Não copie trechos dos textos motivadores. A recorrência de cópia é avaliada negativamente e fará com que sua redação tenha uma pontuação mais baixa.
  • Reflita sobre o tema proposto para definir qual será o foco da sua discussão, isto é, para decidir como abordá-lo, qual será o ponto de vista adotado e como defendê-lo.
  • Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo. Essas informações devem ser pertinentes ao tema e usadas de modo produtivo no seu texto, evidenciando que elas servem a um propósito muito bem definido: ajudá-lo a validar seu ponto de vista. Isso significa que essas informações devem estar articuladas à discussão desenvolvida em sua redação. Informações soltas no texto, por mais variadas e interessantes que sejam, perdem sua relevância quando não associadas à defesa do ponto de vista desenvolvido em seu texto.
  • Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ou tangenciamento ao tema.

 

 

COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

 

Segundo o Inep, essa competência mede a "inteligibilidade" da redação, e ela depende dos seguintes fatores:

 

  • Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema e depois selecione as que forem pertinentes para a defesa do seu ponto de vista, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.
  • Verifique se informações, fatos, opiniões e argumentos selecionados são pertinentes para a defesa do seu ponto de vista.
  • Na organização das ideias selecionadas para serem abordadas em seu texto, procure definir uma ordem que possibilite ao leitor acompanhar o seu raciocínio facilmente, o que significa que a progressão textual deve ser fluente e articulada com o projeto do texto.
  • Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim. Também observe se o desenvolvimento de seu texto apresenta argumentos que convergem para o ponto de vista que você está defendendo.
  • Evite apresentar informações, fatos e opiniões soltos no texto, sem desenvolvimento e sem articulação com as outras ideias apresentadas.

 

 

COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

 

Nessa competência, o Inep diz que o importante é a articulação das frases e parágrafos, usando conectores e evitando repetições ou substituições inadequadas de palavras. Veja abaixo as recomendações:

 

  • Procure utilizar as seguintes estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram no texto:
  1. Substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos.
  2. Substituição de termos ou expressões por sinônimos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumitivas.
  3. Substituição de verbos, substantivos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que retomem o que já foi dito.
  4. Elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados ou que sejam facilmente identificáveis.
  • Utilize operadores argumentativos para relacionar orações, frases e parágrafos.
  • Verifique se o elemento coesivo utilizado estabelece a relação de sentido pretendida.

 

 

COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

 

A dica do Inep, nesse caso, é que o candidato pense em cinco perguntas antes de elaborar sua proposta:

 

  1. O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema?
  2. Quem deve executá-la?
  3. Como viabilizar essa proposta?
  4. Qual efeito ela pode alcançar?
  5. Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?

 

Já sobre o respeito aos direitos humanos, a autarquia do Ministério da Educação explica que as provas são avaliadas segundo sete princípios definidos nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, aprovadas em 2012:

 

  1. Dignidade humana
  2. Igualdade de direitos
  3. Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades
  4. Laicidade do Estado
  5. Democracia na educação
  6. Transversalidade, vivência e globalidade
  7. Sustentabilidade socioambiental

 

"Pode-se dizer que determinadas ideias e ações serão sempre avaliadas como contrárias aos direitos humanos", explicou o Inep na cartilha.

Entre os exemplos de sugestões contrárias aos direitos humanos listadas pela autarquia estão:

 

  • defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de 'justiça com as próprias mãos', isto é, sem a intervenção de instituições sociais devidamente autorizadas (o governo, as autoridades, as leis, por exemplo);
  • incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, condição física, origem geográfica ou socioeconômica;
  • explicitação de qualquer forma de discurso de ódio (voltado contra grupos sociais específicos).

/system/ckeditor_assets/attachments/22251/lista_classifica__o_1__ao_5__-_31_olimpiada_de_matematica.pdf

 

Fonte: g1.globo.com

 
 

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/enem/2019/noticia/2019/10/24/enem-2019-veja-a-cartilha-da-redacao-divulgada-pelo-inep.ghtml

MAIS NOTÍCIAS

Roteiro
3ª Semana de Roteiro Semanal de Estudos - E. Fundamental II/E.Médio
Site_-_comunicado
INFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS IMPORTANTES
Comunicado
COMUNICADO IMPORTANTE A RESPEITO DA SUSPENSÃO DE AULA DEVIDO AO COVID-19
Whatsapp_image_2020-03-13_at_14.45.43
Primeira Reunião de Pais e Responsáveis
3__chamada
Terceira Chamada da Lista de Classificação do Processo Seletivo de Bolsa de Estudo 2020
Segunda_chamada
LISTA DE CLASSIFICAÇÃO DA 2ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO DA BOLSA SOCIAL
Img_2739
ENCONTRO DAS PROFISSÕES
Cartinha_enem_2019
Inep divulga a cartilha de redação do Enem 2019
Pe_as
Premiação e lista de classificação da 31ª Olimpíada de Matemática
Camera_a6000_054
O judô da Associação Pantanal Esporte está presente no Colégio Salesiano de Santa Teresa em Corumba, desde abril de 2018.
Bolsa_social_2020
Aberto o Processo Seletivo de Bolsa Social para 2020
Whatsapp_image_2019-09-12_at_21.18.05
Educando Thiago Moser pela classificação no II Open Nacional de Karatê
Whatsapp_image_2019-09-12_at_15.43.11
Palestra sobre alimentação saudável
Whatsapp_image_2019-09-10_at_12.03.09
Palestra integrante do Projeto FECON: Filosofia da Polícia Comunitária
Gabarito
GABARITO DA 31ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Whatsapp_image_2019-08-27_at_10.55.27
CAPACITAÇÃO DAS EDUCADORAS: AMPLIANDO OS OLHARES
Whatsapp_image_2019-08-23_at_09.48.02
Prata na Copa Funec 2019 - categorias Faldão, Frandinha e Mirim
Noticias_-_site
Olimpíada de Matemática - 31ª edição
Whatsapp_image_2019-07-01_at_18.37.49__2_
Colégio Salesiano de Santa Teresa abre os seus portões para receber a Marinha através da Soamar de Corumbá e Ladário
58376997_2285529595029453_4823799794453446656_n
Informativo 02 - Reitor-mor é recepcionado em Cuiabá
Congresso_se
Congresso Salesiano de Educação
1bf782d6-81ed-41ee-9ff6-edc8f83685bc
Parabéns aos nosso atletas Pedro e Jackeline!
Dsc03580
APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA DOS 5º ANOS
Cartilha_de_reda__o
Cartilha de Redação do Enem 2018
Dsc03319
Premiação da XXX Olimpíada de Matemática
Bolsa_2019_-_csst
PROCESSO DE INSCRIÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO
Whatsapp_image_2018-10-02_at_10.10.48
Quijarro Mund
Dsc02008
Teatro: O pescador e o peixe encantado
Carta
Carta aos Pais e Comunidade Educativa
Gabarito
GABARITO OFICIAL E CLASSIFICAÇÃO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Dsc01724
Dom Bosco - 203 anos.
Whatsapp_image_2018-07-31_at_13.11.28
Colégio Santa Teresa também é sinônimo de doação
Msfotos0001
Acampai - Acampamento de Pais
Museu
Visita ao Muhpan
Whatsapp_image_2018-06-09_at_16.12.42__1_
Alunos de judô representam o Colégio em competição Mundial
Dsc01317
PREMIAÇÃO XVII FAES
Dsc00443
Piquenique Literário
Dsc00410
Projeto de conscientização de animais silvestres
Whatsapp_image_2018-04-04_at_10.35.25
119 anos de tradição
Dsc00046
Cantata de Páscoa 2018
Img148
Pedagogia do amor: o Sistema Preventivo de Dom Bosco
Dia_internacional
Dia Internacional da Síndrome de Down
Dia_da_mulher-_portal
Dia da Mulher
Dsc08839
Reunião de pais - Infantil e Fundamental 1
Dsc08828
Missa de Cinzas
20180129_160602_resized
Primeiros dias de aula da Turma Baby
Dsc08481
Abertura do ano letivo e data de Falecimento de Dom Bosco
Whatsapp_image_2017-12-13_at_13.10.18__3_
1º LUGAR NO CONCURSO NACIONAL DE REDAÇÃO DA MARINHA “OPERAÇÃO CISNE BRANCO”
Resultado
Resultado de Recuperação
Msfotoss0004
CANTATA DE NATAL
Img53
Cartilha Orientativa
Bolsa_social_2018
BOLSA SOCIAL 2018
Sarau
Sarau Literário
I
Reinauguração do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora será na próxima quinta-feira, dia 14, às 19 horas
Dsc07772
Projeto Fecon Biomas Brasileiros e Defessa da Vida
Noticia_portal
Reinauguração do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora
24
APRENDENDO ATRAVÉS DA VIVÊNCIA 7º E 9º ANO
Om_-_noticia_portal
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Volta_as_aulas2_sem
Volta às aulas
41_anos
Profecia e Memória
Nota_de_esclarecimento
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Assets
Comunicado ao Pais -Encerramento do 1º semestre
Img_6893
Semana do Meio Ambiente
Dsc06375
Gincana Mariana
Faes_-_eventos
16º FAES
Dsc05021
Dia "D" - 3º E.M. - Em ritmo de Caravalores
Dsc05016
Construção de célula com materiais alternativos
Aprovados
APROVADOS 2016
Img_20170124_081926
Semana Pedagógica 2017
I
Primeiro corumbaense ordenado bispo é homenageado pelo Executivo Municipal
Calendario..
Calendário 2017
Dsc04965
Raphael Oliveira Ferreira: APROVADO no EPCAR 2017.
Img-20161123-wa0008
Prêmio Mérito Empresarial
I
Colégio Salesiano Santa Teresa inova com material didático digital e parque infantil
Dsc04847
4º DDM
Bolsa_social
BOLSA SOCIAL 2017
Dsc04601
238 anos de Corumbá
Portal_-_noticia
28ª Olimpíada de Matemática
Dsc04574
Colégio Santa Teresa marca presença na cerimônia de abertura da Semana da Pátria
I
Estimativa do IBGE mostra crescimento populacional de 0,5% em Corumbá
Dsc04293
Homenagem de despedida à Marininha
Dsc04261
DIA DO SOLDADO
Db2-37-1024x664
Dom Bosco e Madre Mazzarello: Palavra que é Vida
Dsc04235
Viva Dom Bosco! Parabéns aos estudantes!
Dsc03936
1º Sarau Literário
Assets
Música e tapete vermelho
Bolsa_social
Bolsa Social 2016 - 2ª chamada
I
Climatização do Santuário Nossa Senhora Auxliadora
Assets
Bolsa de Estudo 2016 - 1ª chamada
Assets
Comunicado
Edital
EDITAL
Dsc07638
Semana da Criança é assim no Santa Teresa!
Dsc07556
trabalho da professora de Ciências em que ela está no laboratório com os alunos do 8º ano.
Dsc07484
Operação Cisne Branco
Cristhofer
FASP
Dsc06861
Aula de Quimica e Ciências
Bicenternario2
Programação
Dsc04679
Campanha da Solidariedade
Dsc01450
FAES 2015
Dsc00092
Carnavalores 2015
1
POSSE DOS NOVOS DIRETORES DO COLÉGIO E FACULDADE SANTA TERESA
Dsc09739
Celebração de Dom Bosco
Dsc09642
Volta as Aulas 2015
Dsc09462
Semana Pedagógica 2015
Dsc01913
Colégio Salesiano de Santa Teresa é a escola de Corumbá com o melhor resultado no Enem
Dsc07816
Santa Teresa é TOP! Realiza o seu 2º DDM às vésperas do Enem.
Dsc06756
VI FECON
Dsc06015
Aluna do Colégio Santa Teresa é premiada no Projeto A procura dos Pequenos Heróis.
Dsc06290
"Tráfico Humano e Exploração" é o tema da VI FECON do Colégio Santa Teresa que realiza a culminância do Projeto, através de Feira e Apresentações Culturais.
Dsc04785
Marinha do Brasil premia alunos do Santa Teresa no Concurso de Redação "Cisne Branco"
Dsc04250
Formação Salesiana e GIncana Bíblica 2014
Dsc03772
Ganhadores do Fecipan do IFMS-2014
Dsc03494
Desfile de 21 de Setembro
Dsc03319
Passeio Ciclistico
Dsc02950
Evento da XXVI Olimpíada de Matematica - 2014
Dsc02529
Projeto Passo do Lontra - Visita a base da UFMS‏
Dsc02339
Santa Teresa marca presença na solenidade de Abertura da comemoração do Dia 07 de Setembro‏
Dsc02090
Visitação a Marinha - Alunos do 8º e 9º ano
Dsc01874
Explorando a criatividade através da Pintura com os alunos dos 7º anos‏
Dsc01511
Palestra Cisne Branco
Filme_ana21
Projeto Assista Comigo
Saci_n1
Quem conta um conto, aumenta um ponto
Dsc09703
Trabalho de Matemática - Torre de Hanoi
Dsc09747
Trabalho de Educação Física
Dsc08225
Peça Teatral do Ensino Médio
Premiacao_festival
Concurso "Soy Loco por ti América" premia alunos do Santa Teresa
Dsc09258
Trabalho de Ciclismo
Dsc08653
Semana do Livro Paradidático
Dsc07915
Festa das Regiões - Trabalho
Dsc08168
Alunos realizam o 1º Provão e Simulado do ano de 2014
Dsc04551
Aula passeio à Art Izu
998948_678287145568632_414202835_n
Projeto da Educação Infantil - O Circo
Dsc_0012
Abertura do FAES 2014
Noticia_fecipan
Novos Conhecimentos
Noticia_olimpiada_matematica
Encarando a Matemática
Noticia_festival_musica
Música, Arte e Competição
Dsc04462
Oficina de Língua Portuguesa!
Fabiano_barros
Aluno campeão
Dom_bosco_mt
Parabéns São João Bosco
Tirandoletra
Tirando de Letra
Dsc00453_site
Campeão em matemática
Academia_maes_2013
Mãe: Amor à toda prova!
Cam00025
Boletim Escolar
Cam00021
Mães e aniversariantes
Sam_0958
Maria é nossa mãe!
Sam_2063
Mês de Nossa Senhora
Capitulo
Capítulo Inspetorial

© Colégio Santa Teresa - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência