Corumbá, 17 de setembro de 2018.
“EDUCAÇÃO É COISA DO CORAÇÃO” (Dom Bosco)
QUEM AMA EDUCA!
(Içami Tiba)
Prezados pais e Comunidade Educativa,
Diariamente nos preocupamos com as nossas crianças e jovens acerca das realidades que nos apresentam ao que tange à segurança social de inocentes, principalmente em relação às redes sociais e ao que veiculam, colocando em risco não só a Educação de nossos filhos, mas também as suas próprias vidas. Diante deste cenário preocupante, sentimo-nos no direito e dever de alertar e chamar a atenção dos pais e familiares sobre o que nossas crianças e jovens estão aprendendo para a vida nessa tal indústria midiática descontrolada a que assistimos continuamente, que tem invadido os nossos lares e escola, gerando distorções de ideias, mudanças de hábitos e desvios de valores, atitudes e condutas que ferem os bons costumes e crenças.
Referente às nossas crianças, a nossa preocupação é com o que estão aprendendo com as mídias, quanto aos ensinamentos de atrações perigosas que circulam nos aplicativos e redes sociais, brincadeiras que põe em risco a vida de nossas crianças e adolescentes em formação, cenário preocupante e desafiador para as Famílias e Escola, pois exige de todos nós um maior acompanhamento, por isso alertamos aos pais que fiquem atentos às armadilhas virtuais, pois pessoas de má-fé estão manipulando as nossas crianças, influenciando-as a brincadeiras excessivas e sem limite, maldosas e indisciplinares que refletem principalmente na escola, na família e na sociedade, pondo os bons valores e a vida delas em risco. Precisamos combater essas influências negativas, observando o que nossas crianças estão acessando ou assistindo, é necessário aproximar-se mais dos filhos, conviver de forma saudável e mais presente, possibilitando-lhes um maior diálogo, demonstração de amor, carinho e preocupação. Urge que as nossas crianças sejam assistidas mais de perto!
No tocante aos nossos Jovens, também estamos bastante preocupados com o que estão aprendendo no mundo virtual, pois vemos também uma grande influência negativa das mídias, embora o nosso sistema de ensino da RSE/Edebê favoreça a que se aprenda a utilizar as ferramentas tecnológicas e midiáticas de forma útil, produtiva e saudável, porém se necessita também de um acompanhamento em casa para verificar se estão de fato tendo um bom aproveitamento ou estão utilizando de outros recursos tecnológicos que desviam o foco. Além disso, estamos atentos e trabalhamos em relação à formação do sendo crítico dos nossos jovens que precisam cada vez mais de orientações e formações éticas quanto às problemáticas sociais sobre violência urbana e escolar, sobre os assédios e abusos, drogas, sexualidade, entre outros.
Diante de tais realidades e problemáticas vivenciadas pela sociedade em geral, enquanto escola, somos também responsáveis pela formação e processos educativos de nossos jovens, todos os dias o nosso colégio realiza o seu trabalho preventivo desde a entrada na acolhida através da oração e reflexão, durante as aulas diárias em sala e extraclasse, através das constantes orientações, formações cidadãs e pastorais em nosso ambiente escolar. A proposta do Colégio salesiano tem o seu diferencial, pensando justamente em proporcionar aos seus Jovens, um ambiente educativo saudável, seguro e de qualidade, que influencia as boas práticas aos alunos e principalmente os ensina a respeitar uns aos outros. Estamos preocupados em propiciar-lhes um ambiente ordeiro e de boa convivência humana, em que se preze tanto pelos bons valores e atitudes, como pelos bons hábitos e costumes, através do respeito às diferenças, pela oração e culto a fé e o amor a Deus, e do seguimento da Pedagogia Salesiana que se baseia no Amor, Razão e Religião.
Prezados pais, sabemos que somos responsáveis por parte do trabalho educativo, é necessário, contudo, a parceria entre a Escola e Família no processo de formação e aprendizado, devido às manipulações e abusos, por isso estamos preocupados em oferecer um espaço educativo de qualidade que significa dar condições ao nosso aluno de aprender e ter uma formação integral, desde o conhecimento intelectual até a formação de valores, e para isso a escola valoriza que os seus alunos respeitem as regras, que saibam de seus direitos e deveres dentro da instituição para que possam levar lições para a vida. Reforçamos e orientamos a que sigam regras importantes, que possam estar mais focados nos estudos, e tenham boas condutas humanas e cidadãs. Mencionamos aqui algumas delas, tais como, o não uso do celular e de objetos que não são de uso escolar e que dispersam e tiram o foco dos alunos, é proibido o namoro na escola e nas redondezas bem como o excesso de intimidade a fim de que todos se façam respeitar, é de extrema importância o uso adequado do uniforme por questões de identificação e segurança, é proibido o uso de roupas inadequadas não condizentes com o espaço educativo, devidos aos assédios e abusos que tanto se abordam e por questões de respeito ao ambiente escolar, a não utilização e divulgação de imagens de pessoas que convivem dentro da escola, bem como dos espaços da escola, desde que autorizados pela gestão escolar, não denegrir a imagem de alguém ou da Instituição, principalmente através das redes sociais, pois é crime, passível de processo judicial, não realizar brincadeiras ou práticas que põe em risco a vida, a saúde física e mental dos outros e de si próprio.
Este texto pretende mais do que tudo chamar a atenção para o tipo de Educação que temos para oferecer aos seus filhos! Pois como bem afirma Içami Tiba “Quem ama educa” e para nós leigos salesianos “Educar é coisa do coração”, mas para isso precisamos contar com a parceria e apoio das Famílias e da Sociedade. Enquanto Colégio Salesiano de Santa Teresa, estamos aqui para reforçar sobre a importância da parceria dos Pais e Escola, quanto ao trabalho que desenvolvemos em prol de um bem maior para os nossos jovens.
Pedimos a compreensão, a colaboração e o apoio quanto às ações de orientação, precisamos ser mais firmes, exigentes e claros com os nossos filhos e educandos quanto às questões disciplinares, quanto à falta de limites e excesso de liberdade que levam à libertinagem, desde o processo de ensino/aprendizagem até a nossa preocupação com a formação dos valores.
As orientações educativas que realizamos fazem parte do Sistema Preventivo, que tem o intuito maior de prevenir e evitar que os nossos jovens e crianças se percam, e não sigam por caminhos errantes e duvidosos, e que sua maior ocupação seja o foco nos estudos. As orientações educacionais ocorrem de forma contínua, de maneira que aprendam a ter limites e sejam mais conscientes e responsáveis pelas suas ações.
Chama-se a atenção para uma maior reflexão acerca da realidade, para o senso do respeito e da responsabilidade! As nossas orientações aos jovens não tem o intuito de ofender ou causar estranhamento, embora em determinados momentos causem certo desconforto e insatisfações para os jovens que não estão interessados em seguir normas, já que exige deles mudanças de atitudes que nem sempre estão dispostos a fazer, pois quase sempre querem ter a razão, e o que é pior, alguns para se favorecerem são capazes de distorcer fatos e interpretar situações conforme lhes são convenientes e favoráveis, buscando ganhos de causa, que não trazem benefícios, mas sim malefícios como más condutas e distorções de valores. Por isso a importância da parceria, confiança e fidelidade no trabalho que se desenvolve.
Urgentemente estejam mais presentes na vida dos seus filhos, não acreditem em tudo o que seus filhos dizem, acompanhem mais de perto ao que estão assistindo, e nos ajudem no trabalho educativo, compartilhem conosco as dificuldades ou angústias que possam existir, sabemos que somos passíveis de falhas, mas sempre buscando acertar, a nossa união Escola/Família pode contribuir, de forma muito favorável e positiva, com a Educação de seus filhos.
Como dissemos, constantemente percebemos as fragilidades enfrentadas pelos nossos alunos, seja de cunho intelectual ou de formação de valores, e estamos preocupados com o que estão aprendendo. Enquanto Colégio, acreditamos na força e na seriedade de nosso trabalho, pois como dissemos Educação é coisa do coração, e só quem ama educa! Visamos sempre educar com amor, excelência e compromisso com as nossas crianças e jovens. O nosso trabalho é desafiador, incessante, contínuo e motivador, pois temos a perseverança diária, sabemos o que queremos com a convicção do que fazemos, sempre na intenção assertiva, pois a nossa Pedagogia Salesiana de séculos, está atenta às mudanças e problemáticas do mundo atual e ensina a encontrar caminhos para viver bem de forma saudável e com a promoção da boa convivência fraterna.
Queridos pais, diante do cenário moderno que se apresenta, reforçamos que estaremos sempre à disposição para ajudar no que for necessário, e prontos para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos. Roguemos a Deus que nos dê diariamente, a paciência, a força, o otimismo, a sabedoria, a união, a esperança, e a paz fraterna.
A todos os Pais, Famílias e Comunidade educativa, os nossos votos de estima, consideração e gratidão pela confiança. Um forte abraço afetuoso!
Atenciosamente;
Coordenadora Pedagógica.
Cleidy M. Alves Baiaroski.