Carta aos Pais e Comunidade Educativa

Carta aos Pais

Corumbá, 17 de setembro de 2018.

“EDUCAÇÃO É COISA DO CORAÇÃO” (Dom Bosco)

                                                             QUEM AMA EDUCA!

(Içami Tiba)

           Prezados pais e Comunidade Educativa,

 

           Diariamente nos preocupamos com as nossas crianças e jovens acerca das realidades que nos apresentam ao que tange à segurança social de inocentes, principalmente em relação às redes sociais e ao que veiculam, colocando em risco não só a Educação de nossos filhos, mas também as suas próprias vidas. Diante deste cenário preocupante, sentimo-nos no direito e dever de alertar e chamar a atenção dos pais e familiares sobre o que nossas crianças e jovens estão aprendendo para a vida nessa tal indústria midiática descontrolada a que assistimos continuamente, que tem invadido os nossos lares e escola, gerando distorções de ideias, mudanças de hábitos e desvios de valores, atitudes e condutas que ferem os bons costumes e crenças.

           Referente às nossas crianças, a nossa preocupação é com o que estão aprendendo com as mídias, quanto aos ensinamentos de atrações perigosas que circulam nos aplicativos e redes sociais, brincadeiras que põe em risco a vida de nossas crianças e adolescentes em formação, cenário preocupante e desafiador para as Famílias e Escola, pois exige de todos nós um maior acompanhamento, por isso alertamos aos pais que fiquem atentos às armadilhas virtuais, pois pessoas de má-fé estão manipulando as nossas crianças, influenciando-as a brincadeiras excessivas e sem limite,  maldosas e indisciplinares que refletem principalmente na escola, na família e na sociedade, pondo os bons valores e a vida delas em risco. Precisamos combater essas influências negativas, observando o que nossas crianças estão acessando ou assistindo, é necessário aproximar-se mais dos filhos, conviver de forma saudável e mais presente, possibilitando-lhes um maior diálogo, demonstração de amor, carinho e preocupação. Urge que as nossas crianças sejam assistidas mais de perto!

          No tocante aos nossos Jovens, também estamos bastante preocupados com o que estão aprendendo no mundo virtual, pois vemos também uma grande influência negativa das mídias, embora o nosso sistema de ensino da RSE/Edebê favoreça a que se aprenda a utilizar as ferramentas tecnológicas e midiáticas de forma útil, produtiva e saudável, porém se necessita também de um acompanhamento em casa para verificar se estão de fato tendo um bom aproveitamento ou estão utilizando de outros recursos tecnológicos que desviam o foco. Além disso, estamos atentos e trabalhamos em relação à formação do sendo crítico dos nossos jovens que precisam cada vez mais de orientações e formações éticas quanto às problemáticas sociais sobre violência urbana e escolar, sobre os assédios e abusos, drogas, sexualidade, entre outros.

       Diante de tais realidades e problemáticas vivenciadas pela sociedade em geral, enquanto escola, somos também responsáveis pela formação e processos educativos de nossos jovens, todos os dias o nosso colégio realiza o seu trabalho preventivo desde a entrada na acolhida através da oração e reflexão, durante as aulas diárias em sala e extraclasse, através das constantes orientações, formações cidadãs e pastorais em nosso ambiente escolar. A proposta do Colégio salesiano tem o seu diferencial, pensando justamente em proporcionar aos seus Jovens, um ambiente educativo saudável, seguro e de qualidade, que influencia as boas práticas aos alunos e principalmente os ensina a respeitar uns aos outros. Estamos preocupados em propiciar-lhes um ambiente ordeiro e de boa convivência humana, em que se preze tanto pelos bons valores e atitudes, como pelos bons hábitos e costumes, através do respeito às diferenças, pela oração e culto a fé e o amor a Deus, e do seguimento da Pedagogia Salesiana que se baseia no Amor, Razão e Religião.

       Prezados pais, sabemos que somos responsáveis por parte do trabalho educativo, é necessário, contudo, a parceria entre a Escola e Família no processo de formação e aprendizado, devido às manipulações e abusos, por isso estamos preocupados em oferecer um espaço educativo de qualidade que significa dar condições ao nosso aluno de aprender e ter uma formação integral, desde o conhecimento intelectual até a formação de valores, e para isso a escola valoriza que os seus alunos respeitem as regras, que saibam de seus direitos e deveres dentro da instituição para que possam levar lições para a vida. Reforçamos e orientamos a que sigam regras importantes, que possam estar mais focados nos estudos, e tenham boas condutas humanas e cidadãs. Mencionamos aqui algumas delas, tais como, o não uso do celular e de objetos que não são de uso escolar e que dispersam e tiram o foco dos alunos, é proibido o namoro na escola e nas redondezas bem como o excesso de intimidade a fim de que todos se façam respeitar, é de extrema importância o uso adequado do uniforme por questões de identificação e segurança, é proibido o uso de roupas inadequadas não condizentes com o espaço educativo, devidos aos assédios e abusos que tanto se abordam e por questões de respeito ao ambiente escolar, a não utilização e divulgação de imagens de pessoas que convivem dentro da escola, bem como dos espaços da escola, desde que autorizados pela gestão escolar, não denegrir a imagem de alguém ou da Instituição, principalmente através das redes sociais, pois é crime, passível de processo judicial, não realizar brincadeiras ou práticas que põe em risco a vida, a saúde física e mental dos outros e de si próprio.

        Este texto pretende mais do que tudo chamar a atenção para o tipo de Educação que temos para oferecer aos seus filhos! Pois como bem afirma Içami Tiba “Quem ama educa” e para nós leigos salesianos “Educar é coisa do coração”, mas para isso precisamos contar com a parceria e apoio das Famílias e da Sociedade. Enquanto Colégio Salesiano de Santa Teresa, estamos aqui para reforçar sobre a importância da parceria dos Pais e Escola, quanto ao trabalho que desenvolvemos em prol de um bem maior para os nossos jovens.

      Pedimos a compreensão, a colaboração e o apoio quanto às ações de orientação,  precisamos ser mais firmes, exigentes e claros com os nossos filhos e educandos quanto às questões disciplinares, quanto à falta de limites e excesso de liberdade que levam à libertinagem, desde o processo de ensino/aprendizagem até a nossa preocupação com a formação dos valores.          

      As orientações educativas que realizamos fazem parte do Sistema Preventivo, que tem o intuito maior de prevenir e evitar que os nossos jovens e crianças se percam, e não sigam por caminhos errantes e duvidosos, e que sua maior ocupação seja o foco nos estudos. As orientações educacionais ocorrem de forma contínua, de maneira que aprendam a ter limites e sejam mais conscientes e responsáveis pelas suas ações.

      Chama-se a atenção para uma maior reflexão acerca da realidade, para o senso do respeito e da responsabilidade! As nossas orientações aos jovens não tem o intuito de ofender ou causar estranhamento, embora em determinados momentos causem certo desconforto e insatisfações para os jovens que não estão interessados em seguir normas, já que exige deles mudanças de atitudes que nem sempre estão dispostos a fazer, pois quase sempre querem ter a razão, e o que é pior, alguns para se favorecerem são capazes de distorcer fatos e interpretar situações conforme lhes são convenientes e favoráveis, buscando ganhos de causa, que não trazem benefícios, mas sim malefícios como más condutas e distorções de valores. Por isso a importância da parceria, confiança e fidelidade no trabalho que se desenvolve.

       Urgentemente estejam mais presentes na vida dos seus filhos, não acreditem em tudo o que seus filhos dizem, acompanhem mais de perto ao que estão assistindo, e nos ajudem no trabalho educativo, compartilhem conosco as dificuldades ou angústias que possam existir, sabemos que somos passíveis de falhas, mas sempre buscando acertar, a nossa união Escola/Família pode contribuir, de forma muito favorável e positiva, com a Educação de seus filhos.

        Como dissemos, constantemente percebemos as fragilidades enfrentadas pelos nossos alunos, seja de cunho intelectual ou de formação de valores, e estamos preocupados com o que estão aprendendo. Enquanto Colégio, acreditamos na força e na seriedade de nosso trabalho, pois como dissemos Educação é coisa do coração, e só quem ama educa! Visamos sempre educar com amor, excelência e compromisso com as nossas crianças e jovens. O nosso trabalho é desafiador, incessante, contínuo e motivador, pois temos a perseverança diária, sabemos o que queremos com a convicção do que fazemos, sempre na intenção assertiva, pois a nossa Pedagogia Salesiana de séculos, está atenta às mudanças e problemáticas do mundo atual e ensina a encontrar caminhos para viver bem de forma saudável e com  a promoção da boa convivência fraterna.

      Queridos pais, diante do cenário moderno que se apresenta, reforçamos que estaremos sempre à disposição para ajudar no que for necessário, e prontos para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos. Roguemos a Deus que nos dê diariamente, a paciência, a força, o otimismo, a sabedoria, a união, a esperança, e a paz fraterna.

      A todos os Pais, Famílias e Comunidade educativa, os nossos votos de estima, consideração e gratidão pela confiança. Um forte abraço afetuoso!

                                                                                                                      Atenciosamente;

                                                                                Coordenadora Pedagógica.

Cleidy M. Alves Baiaroski.

carta_aos_pais.pdf

Fonte: coordenação pedagógica

MAIS NOTÍCIAS

Pe_as
Premiação e lista de classificação da 31ª Olimpíada de Matemática
Camera_a6000_054
O judô da Associação Pantanal Esporte está presente no Colégio Salesiano de Santa Teresa em Corumba, desde abril de 2018.
Bolsa_social_2020
Aberto o Processo Seletivo de Bolsa Social para 2020
Whatsapp_image_2019-09-12_at_21.18.05
Educando Thiago Moser pela classificação no II Open Nacional de Karatê
Whatsapp_image_2019-09-12_at_15.43.11
Palestra sobre alimentação saudável
Whatsapp_image_2019-09-10_at_12.03.09
Palestra integrante do Projeto FECON: Filosofia da Polícia Comunitária
Gabarito
GABARITO DA 31ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Whatsapp_image_2019-08-27_at_10.55.27
CAPACITAÇÃO DAS EDUCADORAS: AMPLIANDO OS OLHARES
Whatsapp_image_2019-08-23_at_09.48.02
Prata na Copa Funec 2019 - categorias Faldão, Frandinha e Mirim
Noticias_-_site
Olimpíada de Matemática - 31ª edição
Whatsapp_image_2019-07-01_at_18.37.49__2_
Colégio Salesiano de Santa Teresa abre os seus portões para receber a Marinha através da Soamar de Corumbá e Ladário
58376997_2285529595029453_4823799794453446656_n
Informativo 02 - Reitor-mor é recepcionado em Cuiabá
Congresso_se
Congresso Salesiano de Educação
1bf782d6-81ed-41ee-9ff6-edc8f83685bc
Parabéns aos nosso atletas Pedro e Jackeline!
Dsc03580
APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA DOS 5º ANOS
Cartilha_de_reda__o
Cartilha de Redação do Enem 2018
Dsc03319
Premiação da XXX Olimpíada de Matemática
Bolsa_2019_-_csst
PROCESSO DE INSCRIÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO
Whatsapp_image_2018-10-02_at_10.10.48
Quijarro Mund
Dsc02008
Teatro: O pescador e o peixe encantado
Carta
Carta aos Pais e Comunidade Educativa
Gabarito
GABARITO OFICIAL E CLASSIFICAÇÃO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Dsc01724
Dom Bosco - 203 anos.
Whatsapp_image_2018-07-31_at_13.11.28
Colégio Santa Teresa também é sinônimo de doação
Msfotos0001
Acampai - Acampamento de Pais
Museu
Visita ao Muhpan
Whatsapp_image_2018-06-09_at_16.12.42__1_
Alunos de judô representam o Colégio em competição Mundial
Dsc01317
PREMIAÇÃO XVII FAES
Dsc00443
Piquenique Literário
Dsc00410
Projeto de conscientização de animais silvestres
Whatsapp_image_2018-04-04_at_10.35.25
119 anos de tradição
Dsc00046
Cantata de Páscoa 2018
Img148
Pedagogia do amor: o Sistema Preventivo de Dom Bosco
Dia_internacional
Dia Internacional da Síndrome de Down
Dia_da_mulher-_portal
Dia da Mulher
Dsc08839
Reunião de pais - Infantil e Fundamental 1
Dsc08828
Missa de Cinzas
20180129_160602_resized
Primeiros dias de aula da Turma Baby
Dsc08481
Abertura do ano letivo e data de Falecimento de Dom Bosco
Whatsapp_image_2017-12-13_at_13.10.18__3_
1º LUGAR NO CONCURSO NACIONAL DE REDAÇÃO DA MARINHA “OPERAÇÃO CISNE BRANCO”
Resultado
Resultado de Recuperação
Msfotoss0004
CANTATA DE NATAL
Img53
Cartilha Orientativa
Bolsa_social_2018
BOLSA SOCIAL 2018
Sarau
Sarau Literário
I
Reinauguração do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora será na próxima quinta-feira, dia 14, às 19 horas
Dsc07772
Projeto Fecon Biomas Brasileiros e Defessa da Vida
Noticia_portal
Reinauguração do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora
24
APRENDENDO ATRAVÉS DA VIVÊNCIA 7º E 9º ANO
Om_-_noticia_portal
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Volta_as_aulas2_sem
Volta às aulas
41_anos
Profecia e Memória
Nota_de_esclarecimento
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Assets
Comunicado ao Pais -Encerramento do 1º semestre
Img_6893
Semana do Meio Ambiente
Dsc06375
Gincana Mariana
Faes_-_eventos
16º FAES
Dsc05021
Dia "D" - 3º E.M. - Em ritmo de Caravalores
Dsc05016
Construção de célula com materiais alternativos
Aprovados
APROVADOS 2016
Img_20170124_081926
Semana Pedagógica 2017
I
Primeiro corumbaense ordenado bispo é homenageado pelo Executivo Municipal
Calendario..
Calendário 2017
Dsc04965
Raphael Oliveira Ferreira: APROVADO no EPCAR 2017.
Img-20161123-wa0008
Prêmio Mérito Empresarial
I
Colégio Salesiano Santa Teresa inova com material didático digital e parque infantil
Dsc04847
4º DDM
Bolsa_social
BOLSA SOCIAL 2017
Dsc04601
238 anos de Corumbá
Portal_-_noticia
28ª Olimpíada de Matemática
Dsc04574
Colégio Santa Teresa marca presença na cerimônia de abertura da Semana da Pátria
I
Estimativa do IBGE mostra crescimento populacional de 0,5% em Corumbá
Dsc04293
Homenagem de despedida à Marininha
Dsc04261
DIA DO SOLDADO
Db2-37-1024x664
Dom Bosco e Madre Mazzarello: Palavra que é Vida
Dsc04235
Viva Dom Bosco! Parabéns aos estudantes!
Dsc03936
1º Sarau Literário
Assets
Música e tapete vermelho
Bolsa_social
Bolsa Social 2016 - 2ª chamada
I
Climatização do Santuário Nossa Senhora Auxliadora
Assets
Bolsa de Estudo 2016 - 1ª chamada
Assets
Comunicado
Edital
EDITAL
Dsc07638
Semana da Criança é assim no Santa Teresa!
Dsc07556
trabalho da professora de Ciências em que ela está no laboratório com os alunos do 8º ano.
Dsc07484
Operação Cisne Branco
Cristhofer
FASP
Dsc06861
Aula de Quimica e Ciências
Bicenternario2
Programação
Dsc04679
Campanha da Solidariedade
Dsc01450
FAES 2015
Dsc00092
Carnavalores 2015
1
POSSE DOS NOVOS DIRETORES DO COLÉGIO E FACULDADE SANTA TERESA
Dsc09739
Celebração de Dom Bosco
Dsc09642
Volta as Aulas 2015
Dsc09462
Semana Pedagógica 2015
Dsc01913
Colégio Salesiano de Santa Teresa é a escola de Corumbá com o melhor resultado no Enem
Dsc07816
Santa Teresa é TOP! Realiza o seu 2º DDM às vésperas do Enem.
Dsc06756
VI FECON
Dsc06015
Aluna do Colégio Santa Teresa é premiada no Projeto A procura dos Pequenos Heróis.
Dsc06290
"Tráfico Humano e Exploração" é o tema da VI FECON do Colégio Santa Teresa que realiza a culminância do Projeto, através de Feira e Apresentações Culturais.
Dsc04785
Marinha do Brasil premia alunos do Santa Teresa no Concurso de Redação "Cisne Branco"
Dsc04250
Formação Salesiana e GIncana Bíblica 2014
Dsc03772
Ganhadores do Fecipan do IFMS-2014
Dsc03494
Desfile de 21 de Setembro
Dsc03319
Passeio Ciclistico
Dsc02950
Evento da XXVI Olimpíada de Matematica - 2014
Dsc02529
Projeto Passo do Lontra - Visita a base da UFMS‏
Dsc02339
Santa Teresa marca presença na solenidade de Abertura da comemoração do Dia 07 de Setembro‏
Dsc02090
Visitação a Marinha - Alunos do 8º e 9º ano
Dsc01874
Explorando a criatividade através da Pintura com os alunos dos 7º anos‏
Dsc01511
Palestra Cisne Branco
Filme_ana21
Projeto Assista Comigo
Saci_n1
Quem conta um conto, aumenta um ponto
Dsc09703
Trabalho de Matemática - Torre de Hanoi
Dsc09747
Trabalho de Educação Física
Dsc08225
Peça Teatral do Ensino Médio
Premiacao_festival
Concurso "Soy Loco por ti América" premia alunos do Santa Teresa
Dsc09258
Trabalho de Ciclismo
Dsc08653
Semana do Livro Paradidático
Dsc07915
Festa das Regiões - Trabalho
Dsc08168
Alunos realizam o 1º Provão e Simulado do ano de 2014
Dsc04551
Aula passeio à Art Izu
998948_678287145568632_414202835_n
Projeto da Educação Infantil - O Circo
Dsc_0012
Abertura do FAES 2014
Noticia_fecipan
Novos Conhecimentos
Noticia_olimpiada_matematica
Encarando a Matemática
Noticia_festival_musica
Música, Arte e Competição
Dsc04462
Oficina de Língua Portuguesa!
Fabiano_barros
Aluno campeão
Dom_bosco_mt
Parabéns São João Bosco
Tirandoletra
Tirando de Letra
Dsc00453_site
Campeão em matemática
Academia_maes_2013
Mãe: Amor à toda prova!
Cam00025
Boletim Escolar
Cam00021
Mães e aniversariantes
Sam_0958
Maria é nossa mãe!
Sam_2063
Mês de Nossa Senhora
Capitulo
Capítulo Inspetorial

© Colégio Santa Teresa - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência