O Colégio Salesiano de Santa Teresa celebra os 120 anos de compromisso com a educação da família corumbaense. Fundado em 04 de abril de 1899, o Colégio Salesiano de Santa Teresa é hoje o colégio particular mais antigo de Corumbá, responsável pela formação de muitos profissionais que hoje atuam na sociedade corumbaense, no Estado e no Brasil.

No dia 15 de março de 1899 chegaram à cidade a comitiva de cinco pessoas - Pe. Angelo Cavatorta, Pe. Agostinho Colli, Pe. Antonio de Bella e os irmãos  Silvio Milanese e Fernando Prrera - com o objetivo de fundar  o colégio e para a população urbana e rural. No dia 4 de abril  iniciaram-se  as aulas que se instalou  em uma casa alugada na  à rua 13 de junho, sob direção do Pe. Angelo Cavatorta. 

Mesmo com edifacação simples, o colégio começou  o funcionamento  dos cursos Infantil, Primeiro  Elementar e curso Elementar, além de alunos semi-interno e da escola noturna, todos do sexo masculino. No início século XX, o Colégio ampliou o espaço físico e o número de alunos ao adquirir novos lotes  de terreno. O novo prédio foi construído narua 15 de agosto ( atual rua Dom Aquino Correa). Para atender o público feminino, chegaram em 1904 as irmãs salesianas que fundaram a Escola Imaculada Coneição - CENIC (nome atual).

 

O Colégio, sempre fiel aos ensinamentos de Dom Bosco e dentro de um sistema político, social e religioso, diferente daquele da sua fundação, atento aos sinais dos tempos, leva avante, não sem sacrifícios.

A base pedagógica da Educação Salesiana, centrada na Pedagogia do Amor, tem sua continuidade na presença e dedicação de tantos educadores que juntamente com os salesianos, garantem a continuidade desta obra centenária.

O espírito arrojado e inovador em suas atividades pedagógicas, faz do Colégio Santa Teresa, referência em Educação na cidade e no Estado.

Atualmente o Colégio ampliou sua ação no horizonte educacional abrindo as portas para acolher a Faculdade Salesiana de Santa Teresa com os cursos de:Administração, Direito,  Enfermagem e Pedagogia, facilitando desta maneira a possibilidade da formação de profissionais em nível superior, sem que estes precisem sair de Corumbá.

Nestes últimos anos, a estrutura física do Colégio vem sendo reformada, adequando-se às exigências e tecnologias atuais e nos  últimos dois anos, o Colégio tem investido na modernização de sistemas de informação, na gestão compartilhada, na titulação dos seus professores e nas parcerias com a Rede Salesiana de Escolas. Além disso, foram realizadas:

  • A substituição do atual sistema de tecnologia de informação pelo novo sistema Gennera que tornará mais rápido e seguro o lançamento de notas e dados históricos de nossos alunos.
  • Programação esportiva e implantação de novas tecnologias dando aos alunos a oportunidade de desenvolverem ou aprimorarem sua capacidade de interagir utilizando as diversas linguagens midiáticas.
  • Formação pastoral com aulas, palestras formativas sobre valores humanos e cristãos, atividades pastorais (missa, catequese, sacramento da reconciliação, celebração da vida).
  • Acompanhamento individualizado dos alunos(as) tanto em nível pedagógico quanto pastoral.
  • A elaboração do Plano Institucional pela comunidade educativa.
  • Construção de um novo Parquinho.
  • Substituição parcial das lousas verdes por lousas brancas (vidro).
  • Salas com novos ares-condicionados.
  • Material Didatico Digital.
  • Implantação de equipamentos e normas de segurança. 

Em 2018, ao comemorar seus 119 anos (04/04), o Santa Teresa, com sua estrutura física quase que totalmente renovada, sua prática pedagógica sempre atual e inovadora, visando a um ensino de qualidade, encontra-se preparado para atuar junto à  infância e juventude de Corumbá por muitos anos, mantendo sua competência em formar bons cristãos e honestos cidadãos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • MISSÃO

       Evangelizar educando e educar evangelizando, fortalecendo a identidade educativa salesiana para promover a educação integral, diferenciada e qualificada de seus educandos em vista da construção de uma sociedade mais justa, sadia e fraterna, com base nos valores do Evangelho e do Sistema Preventivo.

  • VISÃO

       Ser um colégio salesiano que educa com amor, com excelência e compromisso com a comunidade local.

  • VALORES

        Três eixos de valores sustentam e dão sentido à prática educativa e pedagógica do Colégio Salesiano de Santa Teresa:

       A RAZÃO que representa a dimensão de amadurecimento da pessoa, enquanto busca compreender, escolher, decidir e ter bom senso. O aluno se educa quando tem a oportunidade de uma convivência construtiva e crítica no seio da Comunidade Educativa que o respeita, que sabe dialogar, e que incentiva a sua formação integral.

      A RELIGIÃO que valoriza e cultiva a “experiência da espiritualidade, no sentido de reconhecer Alguém” que dá sentido à existência humana. Os valores do Evangelho fundamentam e dão sentido às experiências, atitudes e compromisso do educando.  Na espiritualidade salesiana, Jesus Cristo é o amigo, o irmão e Salvador. A Igreja é a casa que acolhe, cria laços de pertença e torna-se o lugar do compromisso alegre e generoso com o outro e com a missão da Igreja.

        O AMOR que favorece a experiência de uma relação pessoal, amiga, acolhedora e fraterna. Quem acolhe consegue educar. O amor fortalece os laços do educando com o educador, dá sentido à disciplina, ao empenho sério e responsável e à alegria de estudar e viver.

 

 

 

© Colégio Santa Teresa - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência